A formiga, pobre coitada da classe proletariada brasileira, trabalhava arduamente o tempo todo, debaixo de um calor arrasador, um chefe miserável, tipo o Darth Vader, durante todo o verão e outono, construindo a sua própria casa com a ajuda da comunidade que em troca do auxílio pra encher a laje, uma feijoadinha, pois ninguém é de ferro, fora isso ela armazenava mantimento para agüentar o inverno no caso de tempestades e alagamentos que se porventura viesse a acontecer.
Todo dia a mesma rotina, de ônibus lotado, lotação abarrotada, sem falar na estimada frase do cobrador - “Ta vazio”, “aperta aí gente”, “todo mundo precisa trabalhar”, “Da um passinho pra trás ai gente” (colaboração da Tamiris) – Era uma vida difícil, de impetuosas agitações pra sobreviver, coitada da formiga, matava um leão a cada dia.
A cigarra que não era boba nem um pouco, curte a vida na maior pagodeira, vive cada dia como se esse fosse o último, refletia ela que a formiga era uma estúpida por se preocupar em trabalhar tanto assim, dançava um sambinha, assistia um futebolzinho, fazia aquela algazarra com os amigos e amigas na balada, brincou durante o verão e outono todo.
No entanto, como a vida da suas volta e voltas, chega o tenebroso inverno, e a maldita da folgada cigarra convoca uma coletiva de imprensa brasileira e estrangeira para denunciar a situação em que vive, querendo saber o porquê da formiga está tão bem protegida, aquecida e alimentada, enquanto outros como ela mesma sofrem com frieza do tempo e fome no estomago.
Tv Globo com Uillian Boné e Fátima Sãobernades, Rede Record com Celsinho Zucatevez, Band com Da antena, Rede TV com Marcelo Repriende, se apresentam para transmitir imagens ao vivo da pobre cigarra, completamente transfigurada pela frieza do tempo e pela fome no estomago, ao mesmo tempo em que passam outras imagens da formiga na sua casa bem confortável e com a mesa cheia de boa comida. Assim como emissoras estrangeiras, BBC de Londres, NBC dos Estados Unidos, CNN em Espanhol e uma Tv por assinatura que não lembro o nome.
No Brasil Doente, Da antena exclama – “Passa pro Hamilton, eu quero imagens ao vivo do alto, esses políticos ladrões, essa cambada de safados que não fazem nada, cadê a polícia, por que ela não faz nada, cadê você Serra, Alckimim e Kasab, mostra eles... mostra eles, isso é da um tapa na cara da sociedade, é um absurdo”
No Record de Notícias más, Celsinho Zucatevez, manda a repórter entrar na casa da formiga e pedir explicações, do porque ela ter trabalhado tanto e não ter dividido nada com a pobre cigarra, ao mesmo tempo que vai passando imagens da cigarra e da formiga brincando juntas quando elas eram crianças.
Celsinho Zucatevez fala – “Olha gente, ao vivo, só aqui no Record de Notícias más, você está assistindo isso, é exclusivo, eu disse exclusivo, mostra tudo vai, coloca na tela, é uma situação das mais complicadas – Uma Cigarra pedi uma coletiva de impressa pra mostrar a situação em que vive, e a formiga não faz nada, eu disse que ELA NÃO FAZ ABSOLUTAMENTE NADA, é incrível essa situação.
Na Rede TV, Marcelo Repriende que agora mudou de emissora, mas nesta história ele continua na Rede TV e ponto, começa a relinchar.
Cooooooooorta pra mim, eu disse coooooorrrrrttttaaa pra mim, é incrível, pááááááára com tudo, senhoras e senhoras, vamos agora mostrar uma história realmente complicada, a história até parece um conto de fabulas, mas é a vida, mais real que sapo na lagoa. Uma formiga que trabalhou muito, durante todo o verão e outono, sua comida tão suada ela conquistou, e agoooooooorrrrrraaaa não quer dividir com a pobre cigarra transfigurada pela frieza do tempo e pela fome no estomago que não trabalhou, mas que agoooooorrrrraaaaaaa precisa tanto de comida, cadêêêêêêêêê o senhor presidente, vamos resolver isso senhoreeeeeesss políticos.
No Jornal National da rede globo com Uillian Boné e Fátima Sãobernadestias jornalisas expressam suas emoções ao falarem do caso formiga versus cigarra.
Uillian Boné – “Boa noite”
Fátima Sãobernades – “Boa noite”
Uillian Boné – “Caso cigarra versus formiga”
Fátima Sãobernades – “Formiga diz ter avisado cigarra sobre ter que trabalhar”
Uillian Boné – “Cigarra nega que a formiga não avisou nada”
Fátima – “Esportes”!!!
A situação realmente estava conturbada, pois a cada momento aparecia parentes da cigarra, avó, o avô, tias e tios, primos e primas, irmãos, pais e familiares que antes a cigarra nem conhecia para acusar a formiga de desumana.
As emissoras estrangeiras repercutiam os acontecimentos internacionalmente. A BBC de Londres, dizia que era tudo culpa das políticas públicas, de um país que há 500 anos tentava crescer, por conseguinte, a população sofria com escândalos e fraudes de seus políticos, que herdaram dos portugueses os mesmos sintomas da covardia.
A NBC dos Estados Unidos mencionava o fato do Brasil está precisando da ajuda americana, em pontos como ajuda militar para acabar com a fome das cigarras e repressão dos bandos de formigas que detinham toda a comida.
A CNN em Espanhol mencionó que el hecho del Brasil está necesitando alasistente americano, en puntos como ayuda militar para acabarlos con el hambrelos zumbadores y los bandos de la represión ellos de hormigas eso retuvo todo elalimento.
Uma TV por assinatura que não lembro o nome faz grande alarde sobre o caso animal. Uma Tv por assinatura que não lembro o nome – “Só aqui você conhece quem está com a verdade, assine!! ligando para 0900-123456789. Durante dias não se fala de outra coisa. Todo e qualquer canal de TV, emissora de rádio ou site da internet mencionava o caso enfaticamente.
O Ministro da agricultura Wagner Rossi dizia que o Brasil nunca esteve tão bem com relação à produção de alimentos, e culpava o ministro do planejamento Paulo Bernardo por não planejar direito, que por sua vez culpava Guilherme Cassel pelo mau desenvolvimento agrário brasileiro.
Por conseguinte José Serra aparece num programa especial da Rede Globo – porque não poderia ser outra - com um ar de descontentamento, repetindo sem parar, que fará tudo o que está ao seu alcance para ajudar a pobre cigarra, e que se eleito para presidente da república fará o mesmo para todo Brasil. O então político ainda discursa que está miserável cigarra é uma vítima da má política dos governos anteriores – no caso Lula.
Nas igrejas e igrejinhas locais e distantes, de grandes a pequenas de evangélicas, católicas, budistas, maçonaristas, muçulnaristas...ops... desenvolvia-se todo os esforços possíveis para angariar fundos de todo tipo, para que a pobre cigarra transfigurada pela frieza do tempo e pela fome no estomago pudesse viver com alguma dignidade se é que ainda possuía.
Algumas ONG’s abriram contas no Bradesco, Itaú, banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Nossa Caixa, Santander, Banco Real, Bamerindos, Banespa, Safra, Bic...., para qualquer pessoa com sensibilidade, efetuar um depósito, contribuindo com qualquer quantidade de dinheiro.
Enquanto isso o alarde das mídias continuava. E a formiga começava a se sentir meio que culpada só por ter mandado a maldita cigarra trabalhar.
Soninha Francine, subprefeita da Lapa e partidária do PPS em uma entrevista a Serginho Grosmam, Gosmam, Gosma, Goisman...ah si lá o sobrenome dele, e não me interessa, continuemos.... as tantas da madrugada, diz que a formiga enriqueceu à custa da cigarra, resultado de uma gestão danosa do Sistema Capitalista, que sempre prejudicou os mais necessitados, e apela ao Presidente Luis Inácio Lula da Silva para que seja criado um aumento significativo do IPPCTPFTFE (Imposto Para Pobre Cigarra Transfigurada Pela Frieza do Tempo e pela Fome no Estomago), através de movimentações bancarias de todas as formigas existentes no país, brasileiro ou estrangeiro, natural ou naturalizado, pois desde os primórdios se sabia que as formigas enriqueciam as custas da comunidade cigaral, e com isso nunca pagavam os devidos impostos.
Finalmente em uma aparição emocionada em público, o PT e o PSDB, Lula e Serra respectivamente, menciona o fato de já existir uma Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que iria desenvolver um programa chamado "Igualdade Econômica e Ações Anti-Formiga", com efeitos já para o próximo verão, o que obrigava a formiga a pagar os novos impostos.
Como a formiga não estava preparada para pagar, a sua casa foi confiscada pelo Governo. O mesmo advogado que tentou livrar as caras dos Nardones representava a cigarra, e apresentou no tribunal um processo contra a formiga, por abuso pela pobre cigarra ter sido transfigurada pela frieza do tempo e pela fome no estomago e por fugir dos deveres enquanto cidadã.
Como é de costume a formiga que tanto tinha trabalhado e avisado a cigarra de que deveria também trabalhar, perdeu a causa na justiça, até aqui tudo “normal” dizia à formiga que ainda mencionava o fato de acreditar na justiça humana e principalmente brasileira. Um mês após o caso a formiga tinha desaparecido e ninguém mais falava no caso formiga versus cigarra.
Moral da história: Tire suas próprias conclusões.
2 comentários:
Ótimo texto, Roberto! Muito interessante partir de uma história "para crianças" e chegar a uma análise tão completa sobre as relações humanas. Parabéns!!
Obrigado Ana, sei que considerações como essa só poderia vir de você.
Postar um comentário