Publicidade

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Poemas, Poesias e afins...

Se tem algo que gosto muito além de todas as outras já citadas aqui no meu blog é Poemas e Poesias, não necessariamente nesta ordem.
Lembro-me perfeitamente de minha professora de português e suas aulas que as vezes eram chatas e outras fantásticas. Chato porque é certo que quase ninguém gostava de suas aulas de gramáticas e, eu não era exceção a regra, mas fantásticas porque era fascinante vê-la recitar, contar histórias e falar de autores como Gonçalves Dias, Luís Vaz de Camões e tantos outros que futuramente dedicarei meus posts.
Mas hoje faço homenagem tanto a minha amada professora de português Eliana Beneti, quanto a maravilhosos autores da literatura brasileira e portuguesa respectivamente.


Gonçalves Dias - Canção do exílio


"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar - sozinho, à noite -
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá."


Camões – Amor é fogo que arde

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade
É servir a quem vence o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade;
Se tão contrário a si é o mesmo amor?

1 comentários:

Unknown disse...

Amo esse Soneto,já fiz algumas interpretações cenícas com ele!!!

Postar um comentário