Publicidade

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Crônicas de uma mensagem ufanista.









 Recentemente o governo brasileiro, mais precisamente o Mec tem veiculado via mídia televisiva um comercial na qual faz a seguinte pergunta aos entrevistadas: “Qual é, na sua opinião, o profissional responsável pelo desenvolvimento ?”, e todos respondem em sua língua de origem, Der Leher, El Maestro, Opetajja, The Teacher, De Leraar, Le Professeur, traduzindo, O Professor.
O comercial prossegue com a célebre frase: “Seja um professor” – será mesmo que alguém quer ser professor ?,
Na minha opinião, nada contra exalta o Professor, como responsável pela ascensão de um país, seja ela econômica, politica ou social, temos sim que lembrar, não desta forma, mas, com medidas que o façam ter o devido respeito.
Bem, mas, vamos ao primeiro ponto, qual deveria ser a finalidade de uma campanha publicitária divulgada por um governo ?
É incrível a imensa quantidade de comerciais que entram em nossas casas via televisão todos os santos dias, promovendo e exaltando sejá o Governo Federal, Estadual ou Municipal, ou seja, os nossos impostos na verdade tem é servido para promover os políticos e não políticas públicas, além do incentivo que dá aos proxímos a fazerem o mesmo.
Segundo ponto, referente  ao comercial, eu (Roberto Gomes) não vi nenhum brasileiro responder qual era na opinião dele o responsável pelo desesnvolvimento do nosso país, ou seja, no Brasil ninguém nem sequer sabe que existe professor e, se existe está ficando extinto, além disso os países onde foram feitas as entrevistas, são de 1º mundo, existe corrupção nestes países?, sim, mas igual ao Brasil ?, onde o políticos levam dinheiro até na cueca, meia e etc.
Terceiro ponto, somente no comercial, ou melhor, na fantasia do diretor do comercial, temos alunos comportados, esperando a presença do professor para entrar na sala de aula, pelo contrário temos é um incrível desrespeito pelo profissional que a tantos anos prossegue sua infindável queda, devido sim!, aos políticos que recebem muito mais que um milhão de votos e salários exorbitantes como o Falecido Clodovil (Deus o tenha), Tiririca e suas palhaçadas, Romário e Genúino e tantos outros, para não fazer absolutamente nada, na verdade nem o “nada” eles sabem.
Será que existe tanto orgulhar assim da educação do Brasil?, onde a média salarial é de R$ 900,00, onde um professor para sobreviver tem que lecionar em três períodos: manhã, tarde e noite?, enquanto dos países entrevistados maior que R$ 2.500,00,
São perguntas como essas, que fazem sim, da política e da mídia, ufanista, pois exalta o que não existe.

Por que enfeitar a realidade? Por que tapar o sol com a peneira?, é tão simples, é só fazer o mesmo que os países dos entrevistados fizerem, preocupados com o futuro desenvolvimento, agiram antes, melhoraram a educação para que o político, social e ecônomico no pós implementação de uma melhor educação estivesse concluído naturalmente. É simples!

Confira o Vídeo abaixo

3 comentários:

Ingrid disse...

Nossa, hj eu parei pra ler o seu blog. É muito bom!
Parabéns!!

Vanessa Oliveira disse...

Isso simplesmente mostra o "valor" do professor no Brasil. Irônico mesmo...

Ana Carolina Mendes Valim disse...

Devo admitir que, devido ao meu senso comum, só parei para prestar a devida atenção nesse comercial agora... Se bem que prefiro essa versão...entretanto, gosto de analisar as coisas olhando o copo " meio cheio"...é olhando para os "acima" que refletimos sobre nossa condição "abaixo"...e se me permite uma opinião democratica...qual o mal no ufanismo?...ser otimista é sempre bom...se na medida certa e realista.
Abraços, adoro os temas que você aborda

Postar um comentário